Rua Gal Ozório, 356 – Boa Vista, Limeira, SP – 13486-113Contato com o cliente > 019 3452.1417
Entre as enfermidades que afetam o couro cabeludo, uma das mais comuns é a caspa. A caspa é o nome popular da descamação excessiva do couro cabeludo, um dos sintomas característicos da dermatite seborreica. A dermatite seborréica pode apresentar também outros sintomas, como: vermelhidão, oleosidade excessiva e coceiras.
Para entender o que é a caspa, precisamos saber como funciona nosso couro cabeludo. A pele do couro cabeludo, assim como toda a pele presente em nosso corpo, elimina naturalmente, por descamação, as células velhas, que dão lugar às novas em um ciclo constante de renovação. Normalmente, o tamanho dessas descamações é minúsculo, praticamente invisível. Porém, quando escamas costumam formar formam flocos brancos maiores elas são chamadas de caspas. Vilã das roupas escuras, ficam mais visíveis na altura dos ombros e na base da nuca. Embora seja algo simples de tratar e tão comum entre as pessoas, é muito desagradável se deparar com essas escamas perdidas por nossas roupas ou no travesseiro.
Tanto homens como mulheres podem manifestar a caspa, independentemente do tipo, comprimento ou cor do cabelo. Embora seja tão conhecida e comum, não há uma cura definitiva para ela e sua recorrência é crônica. A única forma de evitá-las é entender suas causas e focar na prevenção. Alterações hormonais, a má higienização dos cabelos (ou a realização da higienização de forma incorreta), as mudanças bruscas de temperatura, as situações de estresse excessivo ou até mesmo o clima seco são fatores potenciais para o surgimento da caspa.
A caspa comum, formada por minúsculas películas, atinge a pele do couro de forma mais leve e superficial, enquanto que em situações que já existe uma dermatite seborreica, os flocos se apresentam de forma umedecida com sebo, resultado do processo funcional das glândulas sebáceas, caracterizado pela secreção excessiva ou alteração qualitativa do sebo. Estes flocos podem atingir até mesmo regiões como as sobrancelhas, o rosto (maçãs), a barba, o nariz, atrás das orelhas, entre outras.
Apesar de ser uma etapa inicial e leve de descamação, é importante tratar a caspa com seriedade, pois ela pode causar a queda dos fios e até mesmo acelerar o processo de calvície, em dermatites graves. A prevenção é realizada através de algumas medidas, como:
- Lavar os cabelos com água fria ou morna (não quente) e secá-los de forma correta, usando um protetor térmico; - Em caso de cabelos oleosos, evitar alimentações gordurosas e com excesso de açúcar; - Usar shampoo antirresíduos periodicamente para uma limpeza mais profunda.
Vale também lembrar que a caspa não é contagiosa. Se o problema persistir, procure um dermatologista.
Tags: caspa cabelos tycosmética
Compartilhe:
Página inicial | Voltar
Entre em contato conosco através da nossa central de atendimento ou clique aqui.
Rua Gal Ozório, 356 – Boa Vista, Limeira, SP – 13486-113 Atendimento ao cliente > 019 3452.1417
TY Cosmética 2015. Todos os direitos reservados.